Passeio pela Estrada Velha de Santos

Localizado em uma região de Mata Atlântica, o Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Caminhos do Mar, está dentro de uma Unidade de Conservação Estadual tombada pela Unesco e reconhecida como Patrimônio da Humanidade. Dentro dele é possível realizar a descida da serra do mar passeio pela Estrada Velha de Santos. Este roteiro, além de oferecer um passeio contemplativo, é também um programa histórico-cultural e um museu a céu aberto. Em seu percurso, visitamos vários monumentos históricos construídos em 1922 na gestão do governador Washington Luís (1920-1924), em comemoração ao centenário da Independência do Brasil.

Caminhos do Mar – Passeio pela Estrada Velha de Santos

O parque oferece aos visitantes atividades como passeios eco turísticos, educação ambiental e recreação. No trecho de Serra na divisa entre os municípios de São Bernardo do Campo e Cubatão, está a Estrada Velha de Santos. Responsável por ligar a baixada santista a São Paulo, foi a primeira rodovia na América Latina a receber pavimentação em concreto.

O passeio pela Estrada Velha de Santos conta com um percurso de 9 quilômetros e tem duração de 4 a 5 horas. Em dias descobertos é possível avistar, dos seus pontos mais altos, boa parte da baixada santista.

Atrativos e monumentos históricos do passeio pela estrada velha de Santos

Confira os monumentos históricos visitados no passeio pela estrada velha de Santos. Os monumentos estão apresentados na ordem de visita.

Casa de Visitas do Alto da Serra (tempo estimado de visita: 10 minutos)

Construída em 1926, era usada para hospedar visitantes que vinham conhecer as obras do Alto da Serra e da Usina de Cubatão, atual Henry Borden. Atualmente a casa é um centro de apoio ao visitante e abriga exposição sobre a Usina Henry Borden.

Pouso Paranapiacaba (tempo estimado de visita: 15 minutos)

Localizado no quilômetro 44, construção em alvenaria de pedra, tijolos e elementos de granito lavrado e circundado por varandas, integra-se completamente à paisagem. Como homenagem a era automobilística, possui painel de azulejos pintados, retratando o mapa do Estado de São Paulo e as estradas existentes na época. Era um antigo ponto de parada de carros durante a viagem entre Santos e São Paulo. Paranapiacaba, em tupi, significa “local de onde se vê o mar”. Uma lenda muito difundida é a de que D. Pedro I se encontrava com a Marquesa de Santos nesse local. O Imperador faleceu em 1834, a Marquesa 1867 e o Pouso foi construído em 1922.

Ruínas do Pouso (fechado para visitação)

Ruínas em alvenaria de pedra da casa que, supõe-se, abrigou funcionários e trabalhadores durante a construção dos Monumentos da Serra, no km 44,5 do “Caminho do Mar”.

Belvedere Circular (tempo estimado de visita: 15 minutos)

Situada no Km 46 no primeiro cruzamento da Calçada do Lorena com a estrada o Caminho do Mar. A construção em alvenaria de pedras e tijolos do Belvedere Circular, ou “Pouso Circular”, era outro ponto de parada e mirante da paisagem local no trajeto da Serra.

Calçada do Lorena (tempo estimado de caminhada por este trecho: 15 minutos).

Considerado um dos “sobreviventes” históricos mais importantes de São Paulo. A Calçada do Lorena foi construída em 1792 para escoar a produção de açúcar para o litoral.

Construída por engenheiros portugueses, a Calçada do Lorena tinha uma extensão de aproximadamente sete quilômetros (ligava o planalto até uma base no pé da serra, onde hoje é Cubatão). Seu caminho era todo em ziguezague, para facilitar o transporte da carga feita no lombo de animais. Tinha 160 curvas e um tráfego estimado de até 60 mulas por dia.

Com a grande incidência de chuvas na serra, não era mais possível escoar a produção crescente de açúcar produzido no interior da província utilizando as trilhas indígenas. O caminho recebeu o nome em homenagem ao governador da província na época, Bernardo José Maria de Lorena. A calçada foi abandonada em 1840, com a construção da Estrada da Maioridade, idealizada para receber tráfego de carroças, que levavam açúcar e café até o litoral. Mais tarde, a estrada ficaria conhecida como Caminho do Mar, depois de ter sido modernizada e asfaltada.

OBS: Em dias chuvosos não há a possibilidade de caminhar pela calçada do Lorena. Se torna arriscado pelo alto índice de quedas e fazemos a descida pela estrada pavimentada contornando por fora.

Rancho da Maioridade (tempo estimado de visita e parada para descanso e lanche: 25 minutos)

Ponto de descanso e reabastecimento durante a viagem entre São Paulo e Santos no km 47. Seu nome é alusivo a Estrada da Maioridade, construída entre 1841 e 1846. Um painel de azulejos ilustra a subida da Serra por figuras políticas ilustres do século XIX.

Padrão do Lorena (tempo estimado de visita: 10 minutos)

No Km 47,2 é o terceiro ponto de cruzamento, onde está o conjunto de azulejos retratando Bernardo José de Lorena e cenas do século XVIII, com tropeiros e mulas subindo a estrada.

Pontilhão da Raiz da Serra (tempo estimado de visita: 08 minutos)

Marcava o início da subida da Serra. Localizado no km 51, possui placa comemorativa sobre a finalização da pavimentação em concreto da estrada Caminho do Mar, em 1926, no governo de Carlos de Campos.

Cruzeiro Quinhentista (fica no Km 52 dentro da área da Petrobrás em Cubatão)

O Cruzeiro Quinhentista simboliza a chegada dos portugueses no litoral vicentino e as primeiras vias de ligação entre este e o planalto paulista.

O que levar ao passeio pela Estrada Velha de Santos

Veja abaixo o que é indicado levar para o passeio pela Estrada Velha de Santos:

  • Documento (RG) ou outro documento com foto;
  • Mochila pequena;
  • Roupas confortáveis como: calça de trilha (tac-tell) ou legging, ou bermuda para fazer a caminhada.
  • Meias esportivas;
  • Camiseta dryfit;
  • Óculos escuros;
  • Boné ou chapéu;
  • Tênis com sola antiderrapante. Não recomendamos ir com tênis de sola lisa ou sapato. É proibido fazer o passeio pela Estrada Velha de Santos de chinelos, papetes, rasteirinhas ou similares. Mas poderá levar para o uso após o término da caminhada;
  • Agasalho impermeável ou pelo menos uma simples capa de chuva;
  • Uma muda de roupa seca e limpa, caso chova no dia. Poderá deixar no ônibus para trocar no final da caminhada;
  • Repelente;
  • Protetor Solar;
  • Lanche para fazer durante o passeio dentro do parque;
  • Água para beber;
  • Quem faz uso de remédio controlado, levar o remédio com a receita;
  • Saquinho para acondicionar o lixo gerado;

Opcionais:

  • Câmera digital fotográfica;
  • Bengala de Trekking;

 Incluso:

A Top Travel Viagens organiza o passeio pela Estrada Velha de Santos com os melhores serviços inclusos. Para receber contato de nossa equipe, basta preencher o formulário no final deste post. Confira os itens que fazem deste pacote realmente único e exclusivo:

    • Estacionamento coberto e com seguro para seu veículo no escritório da Top Travel Viagens;
    • Transporte ida e volta em ônibus luxo completo (veículo equipado com ar condicionado, TV ou monitor, DVD, som ambiente, geladeira abastecida com água mineral, poltronas reclináveis, toalete, Wi-Fi 4G e seguro);
    • Equipe com um Guia (Qualificações: bombeiro civil, paramédico, socorrista e técnico em enfermagem) credenciado pelo Ministério do Turismo – CADASTUR;
    • Dois monitores particulares do grupo;
    • Seguro Viagem GTA Plus;
    • Equipamentos de primeiros socorros;
    • Ingressos do passeio pela estrada velha de Santos;
    • Monitoria do parque;
    • Kit lanche ou substituto;
    • Almoço em Santos na churrascaria Tertúlia com rodízio de carnes e 01 (uma) bebida não alcoólica inclusa, podendo ser: uma água, um suco ou um refrigerante;
    • Kit higiene (lenço umedecido e protetor de assento).

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

O Monumento do Pico está localizado dentro do Parque, contudo a trilha que dá acesso a ele está fechada, portanto fechado à visitação. Referente ao monumento Cruzeiro Quinhentista, este está localizado em Cubatão, fora dos limites do parque.

Não está disponível nenhum serviço de alimentação no local. É necessário que cada um leve o seu próprio lanche e água.

Recomenda-se o uso de roupas e calçados confortáveis, próprios para caminhada, além de bonés ou chapéus, protetor solar, capa de chuva e repelente.

Não é permitido consumo de bebidas alcoólicas, levar animais domésticos, ouvir música em alto volume e transitar em trajes de banho.

A incidência de chuva na região é alto, o que faz com que muitos passeios ocorram nessas condições caso não apresente risco para os visitantes. Os passeios ocorrem NORMALMENTE em dias CHUVOSOS, com chuva fraca. Caso haja chuvas muito fortes previamente, não haverá possibilidade de realizar o passeio, sendo CANCELADO NO LOCAL, pelos monitores. Posteriormente a visita poderá ser reagendada para outro dia, não havendo a devolução do valor pago nos ingressos, o valor ficará de CRÉDITO para visita futura.

Horários de início do passeio pela estrada velha de Santos

O Início do passeio pela Estrada Velha de Santos geralmente ocorre as 9h00. Sua duração média é de 4 a 5 horas. O trajeto tem um total de 9 km. Os passeios são guiados por monitores do Parque e o visitante percorre a estrada caminhando. Não é permitido transitar pelo local utilizando bicicleta, moto ou carro.

O parque disponibiliza um carro de apoio, caso um participante não consiga finalizar o passeio pela estrada velha de Santos. Por exemplo: em caso de torções, quedas, ou até mesmo esgotamento físico. O carro estará escoltando o grupo desde o início até o final da caminhada para dar suporte caso seja necessário. Se o participante solicitar o suporte do carro de apoio, este será levado até Cubatão onde é finalizado o passeio e terá que aguardar a chegada do grupo no local. Caso seja necessário atendimento médico, será encaminhando ao pronto socorro ou hospital mais próximo ou para o qual a operadora do seguro viagem indicar, acompanhado de um dos responsáveis pela organização do passeio (guia ou monitor).

Veja mais fotos do último passeio organizado pela Top Travel Viagens!

Caso tenha interesse, inscreva-se abaixo para receber contato de nossa equipe!


Leia também:

➡ O que levar na bagagem de mão?

➡ Vai viajar e está sem mala? Confira o aluguel de malas, com opção especial para transporte de garrafas.

➡ Top 10 países para viajar em 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *