O que levar na bagagem de mão?

Final de ano está chegando e com ele vem a época favorita para viagens. É hora de fazer as malas, mas, algumas vezes, fazer as malar pode ser uma dor de cabeça. Com a mudança em algumas regras de bagagem, a grande e principal questão é: Quantos pertences e o que levar na bagagem de mão?

bagagem de mão é a bagagem transportada pelo passageiro a bordo do avião. As companhias aéreas definem rigidamente a quantidade, as dimensões e o peso da mesma. É sempre indicado consultar o site da companhia aérea com a qual irá viajar, para evitar surpresas.

1. Tamanho e peso: existem diferenças entre companhias nacionais e internacionais

  • Em relação ao peso da mala, as companhias nacionais, como Tam, Gol e Azul, restringem o peso máximo em 10 kg. Já companhias internacionais têm estipulado o peso máximo entre 8 kg e 10 kg por bagagem, podendo variar de acordo com a classe escolhida.
  • tamanho padrão permitido, somando as medidas de largura, altura e profundidade devem ser de, no máximo, 115 centímetros.

Se estiver acima do limite ou perto dele, retire algum item da bolsa. É melhor garantir que tudo estará certo para seguir viagem. A sugestão é utilizar a balança portátil digital que é conveniente e muito fácil de usar. E não se esqueça de verificar o peso estipulado pela companhia aérea pela qual irá viajar.

2. O que levar na bagagem de mão?

Objetos e pertences importantes e de valor, como joias, laptop, documentos, remédios, câmera, etc. Claro que, é sempre bom carregar uma muda de roupa. Assim, você fica pronto para o caso de imprevistos. Levar um mini travesseiro, um casaco e no caso das mulheres, as maquiagens também é recomendável.

UMA bagagem por pessoa é, geralmente, a quantidade permitida de bagagem de mão.

Na maioria das  companhias aéreas de baixo custo, nos casos de viagens de pessoas com bebês, não se permite o transporte de bagagem de mão adicional. Nas companhias aéreas regulares, algumas transportadoras aumentam o limite de quantidade e peso da bagagem de mão na classe executiva e na primeira classe.

3. O que não devo levar na bagagem de mão?

Objetos pontiagudos ou cortantes, armas e munição, líquido inflamável e qualquer objeto que traga perigo aos passageiros e ao voo.

Já que citamos os líquidos, aqui vale um recado importante. São permitidos líquidos apenas em frascos de 100 ml dentro de uma outra embalagem de plástico fechada e transparente. Líquidos permitidos: perfumes, shampoos, pasta de dente, entre outros produtos. Caso queira transportar garrafas, será necessário despachar junto com a bagagem. A Top Travel possui serviço de aluguel de malas, que inclui mala específica para o transporte de garrafas. Apesar de não estar disponível online, pode ser solicitado junto ao consultor o aluguel desta mala.

Confira o que levar na bagagem de mão:

Artigos e objetos permitidos ou proibidos.

4. Olhe a previsão do tempo

Antes escolher as roupas e acessórios, verifique o clima e a previsão do tempo no seu destino. Mesmo depois de visualizar o clima do próximo destino, leve sempre uma troca de roupa para calor e frio.

5. Custo da sua bagagem de mão

Não existe custo sobre a bagagem não despachada, desde que ela esteja dentro dos parâmetros da companhia aérea que será utilizada. Algumas companhias multam seus passageiros por ultrapassarem os limites de dimensões da bagagem de mão ou peso. Por isso, é preciso seguir exatamente as determinações. Se a sua bagagem de mão ultrapassar o limite de dimensões ou de peso permitido, pode ser despachada como bagagem registrada dentro dos limites concedidos.

6. Objetos adicionais na bagagem de mão

Muitas companhias aéreas permitem o transporte de objetos adicionais, que podem ser levados a bordo do avião, junto com a bagagem de mão.

Estes são:

  •  bolsa com notebook (eventualmente contendo o carregador e o mouse).
  • máquina fotográfica (à parte, numa bolsa com o equipamento fotográfico, ou na bolsa com a bagagem de mão).
  • Outros aparelhos eletrônicos pequenos (telefone, mp3, tablet).
  • Guarda-chuva, sobretudo.
  • Materiais de leitura.
  • Bolsas femininas.

IMPORTANTE: Desde março de 2017, algumas tarifas não permitem bagagem despachada. Recomendamos que consulte as regras da companhia antes de sua viagem para saber o que levar na bagagem de mão.

➡ Vai viajar e está sem mala? Confira o aluguel de malas, com opção especial para transporte de garrafas.

➡ QUIZ: Descubra o seu destino ideal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *